As mulheres ainda têm muito o que conquistar na área da tecnologia. É a hora delas se tornarem protagonistas neste processo
Nesta semana, na qual celebramos o Dia Internacional das Mulheres, vamos tratar de um tema caro não apenas ao público feminino, mas também à própria Mobi2buy: a atuação das mulheres no mercado de tecnologia.
Ainda que seja evidente o crescimento da participação feminina no mercado de TI nos últimos anos – muito por conta de ações afirmativas que as empresas têm desenvolvido para diminuir a disparidade de gênero no setor – ainda há um longo caminho para que a igualdade seja uma realidade na área. A população brasileira ser majoritariamente composta por mulheres (52,2%) ainda não traz um paralelo na ocupação de cargos em TI: apenas 20% das contratações no setor vão para as mulheres, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE.
Neste cenário, no qual há muito espaço a se conquistar, as mulheres não precisam contar apenas com as iniciativas empresariais. Como forma de colaborar nessa luta, nosso blog selecionou algumas dicas que podem ajudar as profissionais de TI a terem uma postura ativa nas mudanças tão necessárias para o mercado, para que todas sejam protagonistas nesta evolução.
1 – Ajude a ampliar a diversidade de gênero no seu trabalho
O lugar onde você trabalha é o mais indicado para começar. A cultura da sua empresa valoriza a diversidade e a inclusão? Há alguma iniciativa interna para o desenvolvimento profissional feminino? O nível de diversidade na sua equipe é o ideal? Avalie os espaços e o tratamento destinados às mulheres no seu ambiente de trabalho e sempre que possível sugira melhorias que achar pertinentes. E, claro, seja proativa quando você mesma tiver o poder para executar essas melhorias.
2 – Se informe sobre os desafios que as mulheres enfrentam no mundo da tecnologia
Conhecer e entender os obstáculos que as profissionais de TI enfrentam no seu dia a dia é indispensável para saber como encorajá-las, oferecer apoio e saber como ajudar. Mantenha um canal aberto às mulheres de sua equipe e procure saber o que pensam sobre os maiores desafios que enfrentam. Ler artigos de lideranças femininas na área também pode fornecer insights que podem te ajudar a fazer a diferença.
3 – Apoie outras mulheres
Cultive uma cultura de encorajamento e apoio para suas companheiras de trabalho. Ter a iniciativa de unir as mulheres da sua empresa ajuda destacar os problemas, que é o primeiro passo na hora de combater as desigualdades, trazendo benefícios não apenas para vocês, mas para toda a empresa.
Procure camaradagem entre as mulheres juntando-se a um grupo de networking liderado por mulheres dentro de sua organização. Se não houver um, comece um você mesmo.
4 – Ajude no desenvolvimento profissional
Não subestime a importância da sua ajuda: atuar como uma mentora para suas companheiras de trabalho pode ser inestimável para a formação de profissionais menos experientes que você. Empoderar outras mulheres com o seu conhecimento é importante tanto localmente – porque ajuda a reter os talentos femininos na sua empresa – como para o mercado de tecnologia como um todo.
5 – Não esqueça do network
Ampliar laços profissionais é uma ferramenta importante para quem quer progredir em uma carreira de TI. Um bom network é o que proporciona uma troca contínua de ideias e que gera o reconhecimento entre colegas da área o reconhecimento como boa profissional. Construa uma rede de contatos participando de eventos e sendo ativa em redes sociais e fóruns sobre tecnologia.
6 – Apoie as líderes femininas da tecnologia
Aproveite a experiência de quem já atingiu grandes objetivos: procure conhecer o que pensam as lideranças femininas da área de TI e procure divulgar suas vivências profissionais. Compartilhar artigos em blogs e posts em redes sociais, assistir suas palestras e comprar seus livros ajuda a transmitir a sabedoria de mulheres de sucesso e amplifica vozes femininas que são inspiradoras.
7 – Um esforço contínuo
Como o caminho para a igualdade de gênero ainda é longo, a caminhada das profissionais de TI não pode parar. Ampliar os espaços para que mais mulheres se interessem em trabalhar com tecnologia é um trabalho que exige dedicação e constância. Ainda há muito o que conquistar e somente com um esforço coletivo e contínuo as mulheres alcançarão o lugar que merecem no setor.